Olá! Para começar, vamos só introduzir-vos ao tema do nosso trabalho deste ano: a Reprodução Assexuada. Mas, oh!, isto é só um resumo! Se quiserem fazer um trabalho sobre este tema é melhor completarem a nossa síntese com informações de outros lugares, ok? ;)
A reprodução assexuada ocorre quando se formam clones a partir de um ser vivo. Não é necessária a intervenção de gâmetas. O novo ser é idêntico ao progenitor. Há vários tipos de clonagem assexuada. Os mais conhecidos são:a fragmentação, a bipartição, a gemulação, a esporulação, a multiplicação vegetativa e a partenogénese.
Fragmentação- o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando um novo ser.
Partenogénese- Processo através do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo sem ter havido fecundação
Bipartição- também denominada por cissiparidade ou fissão binária, um individuo divide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais.
Gemulação- num organismo formam-se uma ou mais dilatações – gomos ou gemas – que crescem e desenvolvem novos organismos.
Esporulação- formação de células reprodutoras – os esporos – que, ao geminarem, originam novos indivíduos
Multiplicação Vegetativa- nas plantas, as estruturas vegetativas – raízes, caules ou folhas (por vezes modificadas) – originam por diferenciação novos indivíduos
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário